O Projeto Construindo Vencedores – “jiu-jítsu pela paz”, utiliza a prática esportiva como ferramenta de inclusão social de crianças, jovens e adultos, estimulando sua prática e defendendo os valores por ele difundidos, oferece aos alunos e alunas (crianças, adolescentes, jovens e adultos) mesmo que pequenas, a visão do caminho a ser seguido na escola e por extensão em sua vida diária.
 Origem =  foi criado a partir de ações desenvolvidas, há mais de um ano,  pelo professor Jonas da Academia Agnaldo Góes em parceria com o INSTITUTO RESGATE DE CIDADANIA. No projeto original o professor Jonas, faixa roxa da academia Agnaldo Góes, passou a ministrar às sua comunidade aulas de jiu-jítsu, objetivando afastá-las das ruas e seus riscos, ao mesmo tempo em que propiciava o desenvolvimento da: disciplina, concentração, auto-estima e sentimento de comunidade. Com a parceria efetuada o projeto pretende otimizar os efeitos do esporte, verificando e fomentando o desenvolvimento saudável de jovens e adultos, estimulando a emancipação social dos beneficiários e suas famílias.
O jiu-jítsu é uma arte competitiva onde os atletas desenvolvem habilidades técnicas, físicas e psicológicas com o objetivo de alcançar a vitória sobre o outro competidor.
O objetivo deste esporte é a neutralização do oponente, mediante o cumprimento de regras esportivas.
Embora o Jiu-Jítsu tenha sido criado no Japão, foi no Brasil que este se desenvolveu e tornou-se um esporte onde os Brasileiros são destaques internacionais.
Atualmente a Federação de Jiu-Jítsu pleiteia junto ao comitê internacional sua inclusão como esporte olímpico.



O projeto construindo vencedores - "Jiu-Jítsu pela paz"  promove os princípios éticos do esporte a exemplo da: lealdade, disciplina, companheirismo, perseverança, e superação. 
  • A lealdade decorre da existência de regras claras que são efetivamente implementadas e cumpridas durante todo o treinamento e conduta dos professores e alunos. Além da clareza de que não há possibilidade de obtenção de vantagem que não decorra do próprio esforço do aluno. Não há como trapacear, os méritos são proporcionais aos esforços individuais,
  • A disciplina, valor inerente a diversos esportes, é muito valorizada. Há um respeito à hierarquia dos graduados e humildade dos alunos em relação aos instrutores. E embora a disciplina seja um traço marcante, a filosofia pregada pela Academia Agnaldo Góes, estimula o companheirismo entre todos os atletas, que devem se considerar como membros de uma grande família, fato que afasta posturas arrogantes ou vaidosas.
  • A perseverança é indispensável para o crescimento do atleta nesta modalidade esportiva porque somente após vários anos de treinamento, aplicação e aprendizado, para adquirir e desenvolver habilidades técnicas compatíveis que o capacite para competir em seus diversos níveis, e alcançar progressão de faixa.
  • A superação, que é quase uma síntese dos resultados pretendidos, também é um ensinamento da própria luta, pois nas palavras do professor Jonas “ o jiu-jítsu ensina que, mesmo quando o atleta está por baixo, perdendo a luta, ele deve ter sempre em mente que sempre há uma saída; sempre há uma forma de reverter a situação, ficar por cima e vencer”.
ÁREA DE INTERVENÇÃO
O Instituto Resgate de Cidadania elegeu como primeiro núcleo de atuação o Bairro Santana e adjacências, localizado no Município de Cariacica – ES, BRASIL. Este integra a região metropolitana de Vitória[1] possuindo um dos mais altos índices de mortes de adolescentes do Mundo.
O Brasil, comparado com o resto do mundo possui a vergonhosa estatística de “2,67 adolescentes mortos por homicídio entre os 12 e os 18 anos, para cada grupo de 1.000 adolescentes”[3], já CARIACICA  que possui o alarmanante índice de “8,2 mortos para cada 1000 adolescentes”.  Por isso o projeto desenvolvido pela Equipe Agnaldo Góes é extremamente importante, pois trabalha justamente com jovens em situação de risco social.
Em virtude de demanda da paróquia e da atuação das lideranças comunitárias os bairros Santana (71), Nova Valverde (45), Graúna (28) e Tabajara, foram eleitos para a implantação do primeiro núcleo do PROGRAMA CONSTRUINDO CIDADANIA, do qual faz parte o projeto CONSTRUINDO VENCEDORES - “Jiu-Jítsu Para Todos”.
PÚBLICO ALVO
Este projeto é voltado para o desenvolvimento de atividades focadas nos cidadãos que se encontram em maior vulnerabilidade pessoal e social e que residam nos bairros: Santana, Nova Valverde, Graúna e Tabajara, do Município de Cariacica- ES.
PARCERIAS

 

[2] IBGE primeiros resultados do Censo 2010.

[3] http://prvl.org.br/noticias/prvl-lanca-iha